Sazonalidade no frete internacional

A sazonalidade de frete internacional é um fator decisivo numa negociação de compra e venda de produtos, pois o frete é, de fato, um composto que influencia no preço final da mercadoria.

A sazonalidade logística – ou seja, a interferência de um fator externo no valor, tempo e demais aspectos do processo – é inevitável.

As variáveis são causadas por diferentes motivos, alguns que controlamos e outros não. Alguns exemplos são: condições climáticas, datas comemorativas (Natal, Black Friday, Ano Novo Chinês), o contexto do lugar de origem do produto importado, guerras e, até mesmo, pandemias (como a de COVID-19).

Outro exemplo é a situação do navio que ficou encalhado no Canal de Suez no Egito. Esse fato gerou atrasos, aumentou custos e não poderia ter sido previsto pelas embarcações que ficaram na fila de espera.

Para evitar que essas situações interfiram no frete, é importante se planejar para evitar, principalmente, o desperdício. Isso reduz custos desnecessários e, consequentemente, aumento dos lucros.

Além disso, é possível tornar os processos mais inteligentes e eficientes. Colher dados e ter um controle de qualidade assertivo de suas demandas, será um auxílio gigante para mudanças repentinas causadas pela sazonalidade logística.

Plano B

Como você pode perceber, algumas situações podem ser evitadas, como datas comemorativas, enquanto outras não podem ser previstas, como o caso do navio que encalhou no Canal de Suez.

O grande desafio é enfrentar esses períodos sazonais e manter todos os elos da produção funcionando de maneira integrada.

Para poder sair de situações imprevisíveis, é importante contar com empresas de confiança e possuir um plano B. Para esse plano, a transparência com equipe e fornecedores é fundamental.

Com pessoas capacitadas ao lado, faça algumas perguntas para lidar com a situação da melhor forma:
– Será necessário realizar a contratação de mão de obra adicional durante um período específico?
– Será preciso ampliar o espaço de armazenamento?
– Pode ser necessário obter mais veículos para a frota?

Antes de assinar qualquer contrato de importação e exportação, é recomendado estudar cuidadosamente quais são as normas que regem a negociação no Brasil e no país de origem/destino. Lembre-se também de entender quais são as experiências da empresa que fará o suporte.

Com uma equipe capacitada, é possível analisar as leis e evitar ou minimizar prejuízos de possíveis contratempos.

A Royal Cargo do Brasil possui qualificação para garantir que uma empresa usufrua dos diversos modais de transporte para frete internacional com redução nos preços de venda. Esse diferencial aumenta a competitividade tanto no mercado interno quanto externo.

Saber se planejar, se antever à situações e escolher bem seus parceiros é essencial para a segurança das suas operações.

Ah, e no nosso podcast Teus & Tons você confere tudo sobre o universo de Comércio Exterior. Lá tem dicas valiosas, vale a pena conferir!

Conte conosco para transportar sua mercadoria de forma rápida e com o melhor custo-benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.