5 vantagens da Logística Integrada

Unificar as etapas da cadeia logística, alinhando as demandas da empresa em processos ágeis, que sejam econômicos e produtivos, são buscas de todos os que estão em constante evolução. No atual cenário econômico que estamos vivendo, buscar estratégias na logística é essencial para manter a sua corporação ainda mais competitiva no mercado.

Se você busca conectar todas as etapas da logística e gerenciar com um único sistema, continue a leitura e conheça as vantagens da Logística Integrada.

O que é a Logística Integrada?

A Logística Integrada é a condução dos processos da logística: planejamento, gestão e execução eficientes do transporte, da armazenagem e do transporte de produtos dentro e fora da organização. Todos esses procedimentos logísticos interligam todas as fases de manejo dos produtos. A Logística Integrada é subdividida em etapas:

  • Administração de materiais – essa etapa cuida diretamente da captação e matérias-primas até a fabricação. Participam aqui as áreas de negociação, aquisição, contato com fornecedores, transporte, controle de qualidade e armazenagem.
  • Movimentação de materiais – são as ações de transporte de insumos que garantem o abastecimento eficiente da linha de produção e transporte dos materiais em processamento.
  • Distribuição física: é a parte final do processo, essa última etapa leva o produto aos seus pontos de distribuição, venda ou ao cliente final.

Cadeia de Atividades

A Logística Integrada funciona à base de uma cadeia de atividades: cada uma cumprindo a sua função e juntas compõem um sistema de grande relevância para a estratégia de negócios da empresa. Com isso, ao implementar a Logística Integrada, as empresas precisam de um mecanismo capaz de realizar o controle em todo o fluxo logístico. Dessa forma será possível organizar toda a série de tarefas. 

Para isso é necessário determinar os responsáveis por cada atividade envolvida, desde os campos de planejamento e implementação até o controle de cada etapa. Neste modo, é possível proporcionar maior agilidade ao processo no caso de ocorrer algum imprevisto, a fim de evitar possíveis falhas.

Selecionamos as principais vantagens da integração, confira:

1 – Organizar as atividades

O controle das atividades é um dos maiores destaques da Logística Integrada, pois representa grande valor estratégico para os negócios. Isso porque cada vez mais será estabelecido os expedientes gerenciais completos, baseados em dados verdadeiros que ajudem a atingir uma operação eficiente. Assim é possível construir o cenário ideal para que os gestores consigam conhecer a cadeira de forma ampla e profunda.

2 – Melhorar o desempenho

O aumento da produtividade é um dos pontos positivos mais consistentes da Logística Integrada. Através do gerenciamento de toda cadeia, a operação é executada de maneira eficaz e estratégica. Com a Logística Integrada é possível estruturar melhor a sua equipe e gerenciar toda a infraestrutura, melhorando a visibilidade dos gerentes e permitindo ajustes mais específicos.

3 – Reduzir os custos operacionais

A visão estratégica da Logística Integrada traz a possibilidade de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada, viabilizando uma estrutura mais eficiente das fases de armazenagem, distribuição e circulação de produtos e evitando que qualquer uma delas sofra com falhas.

Esse ambiente mais eficiente e produtivo permite um planejamento operacional a custos reduzidos, no qual são raras as falhas e inconsistências. O que também reduz os custos com desperdício de tempo, materiais e retrabalho da equipe.

4 – Ampliar a lucratividade da sua empresa

É possível ampliar a lucratividade da sua empresa melhorando as estratégias logísticas e diminuindo os custos com o auxílio da tecnologia, como os softwares de gestão. 

A maneira em que o gestor proporciona melhora na qualidade do serviço oferecido, as perdas de produtos que voltavam caem e os lucros sobem. Ou seja, a busca pelos produtos de sua marca aumentam, assim como as taxas de conversão. 

5 – Cadeia logística eficiente

Todos sabem que os processos que envolvem o transporte de produtos é um dos mais valorizados pelo consumidor final. O cliente demanda por entregas rápidas, mas quer pagar um preço justo. Isso é possível por meio da Logística Integrada. 

Isso gera uma vantagem competitiva e com certeza a sua empresa sai à frente. A agilidade, confiabilidade e eficiência da Logística Integrada constrói um diferencial altamente valioso e competitivo.

Agora que você já conhece os benefícios da Logística Integrada, busque promover a integração na sua empresa. Este modelo é tendência e está se tornando mais comum em razão da sua grande utilidade para as empresas e para as suas estratégias de negócios. 

Gostou do artigo? Então continue a leitura do nosso Guia de exportação para micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.