A importância da Língua Inglesa no Comércio Exterior

Num mercado de trabalho globalizado, em que as negociações de importações e exportações são tratadas entre pessoas de várias nacionalidades, quem não tem um nível de inglês avançado pode sentir dificuldade ao lidar com os sotaques do mundo.

Quem já ouviu chineses, indianos, árabes ou franceses falando inglês sabe o quanto o sotaque das suas línguas nativas é presente e pode ser um obstáculo na comunicação. E quem não se comunica, não vende. O comércio acontece de fato quando há uma relação estabelecida entre duas partes… E se não se comunicam, como criar essa relação?

Quando a comunicação é fluente, a argumentação fica eficiente e o poder de convencimento aumenta muito. É aí que se conquista e fideliza um cliente! Em Comércio Exterior, sabemos que os problemas entre o embarque e a chegada ao destino de uma carga podem acontecer… Afinal, atravessamos mares e ares do mundo inteiro sujeitos a todas as interferências climáticas além das questões burocráticas. Mas quem se comunica bem, consegue passar a tranquilidade necessária para o cliente. Com inglês fluente, as chances de conseguir vantagens nas negociações de frete são muito maiores, já que o poder de argumentação aumenta muito. E o cliente sente quando a conversa flui, se sente mais confiante em falar e depois de criado esse canal de confiança, as oportunidades só se ampliam.

Um segundo idioma, porém, deve ser praticado com frequência para manter e expandir vocabulário. Sabe aquele cursinho de inglês que você fez e sente que não serviu pra nada? Provavelmente a culpa é da falta de prática… Então é preciso buscar maneiras de praticar o inglês sempre:

– Troque o idioma do seu celular e outros equipamentos eletrônicos para inglês;

– Mantenha como hábito a leitura diária de sites de notícias internacionais, nem que seja apenas para leitura das manchetes do dia;

– Veja filmes e séries sempre em inglês e, se possível, sem legenda ou com legenda em inglês;

– Acompanhe canais no Youtube, Instagram e blogs em inglês, especialmente sobre assuntos de Comex… Assim você fica por dentro das expressões utilizadas na área;

– Sempre que possível, mantenha conversação em inglês com seus colegas. Combinem um dia pra só falar em inglês no setor ou na empresa, é uma experiência enriquecedora! Nada como se obrigar a falar pra ir perdendo a timidez com o idioma. E entre amigos, errar e corrigir tá liberado, né?!

Por fim, invista em cursos sempre. A atualização dos idiomas é constante e nada como um compromisso com horário marcado pra você se dedicar a aprender. Comunicar-se com eficiência fará de você um profissional diferenciado nessa área e valorizado no mercado. As cargas precisam ser transportadas e o mundo precisa de boa comunicação. Seja você o melhor vendedor da área! Let’s talk about it!

 

Uma resposta em “A importância da Língua Inglesa no Comércio Exterior”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.