5 benefícios que a logística integrada traz para seu negócio

Em um mundo cada vez mais conectado, empresas e indústrias precisam adotar cada vez mais tecnologias inteligentes em seus processos internos. A logística integrada é uma dessas novas formas de fazer, com mais agilidade e segurança baseada em dados. 

Esse sistema estimula a ligação entre diferentes áreas da empresa até os processos ligados ao cliente final, o que amplia a visão sobre cada etapa de produção e seus impactos na logística. Por exemplo, quando você contrata um agente de cargas e já possui, em conjunto, o serviço de armazenagem e transporte rodoviário internacional. Hoje, trazemos os principais benefícios que esse sistema pode trazer ao seu negócio, verdadeiras oportunidades para otimizar as operações de sua empresa.

1. Agilidade nos processos

Com a integração das áreas, é possível identificar quais são os processos que criam lentidão para a operação como um todo e podem ser melhorados. 

2. Menos tempo ocioso

Através de análises, são criadas soluções para cada etapa de forma que a produtividade seja aumentada e o tempo ocioso diminua, o que representa melhor uso dos recursos financeiros da empresa.

3. Tomada de decisões assertiva

Com dados quantitativos de todo o processo e a análise desses dados com relação ao contexto da empresa, é possível ter uma visão mais clara de todo o processo, ajudando a tomar melhores decisões que podem afetar tanto internamente quanto externamente para os clientes.

4. Maior organização

A logística integrada possibilidade a maior organização dos processos, o que resulta em menor incidência de erros e também a melhoria na agilidade de cada etapa. 

5. Redução de custos

Com a produtividade aumentada e a maior organização dos processos, assim como menor incidência de tempo ocioso e erros, é possível reduzir os custos dos processos logísticos como um todo, tornando toda a operação mais inteligente e segura. 

 

A logística integrada é uma forma de inovar criando mais eficientes jeitos de trabalhar, inclusive fazendo uso extensivo e bem aplicado da inteligência artificial, da Internet das Coisas (IoT) e do Big Data voltados à indústria e ao comércio exterior. 

Entre em contato com a Royal Cargo e descubra como podemos ajudar você a otimizar os seus negócios! 

 

Fontes: Desafios da Logística, Softtruck

 

LEIA MAIS:

Entenda a revolução da inteligência artificial no Comex

Indústria 4.0: como destacar sua empresa e manter a competitividade no mercado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.