Quais são e como funcionam os Incoterms Multimodais?

Incoterms é uma abreviatura proveniente do inglês que significa International Commercial Terms, ou apenas: Termos Internacionais de Comércio. Elas são regras com padronização internacional que servem para regular e facilitar as negociações. Os termos foram criados para ter uma interpretação uniforme das cláusulas contratuais comuns nas transações comerciais entre exportadores e importadores. Mas no texto de hoje queremos falar de um tipo específico de Incoterms, os Multimodais.

Os Incoterms Multimodais são um tipo particular de termos que podem ser usados para regular qualquer modal de transporte. Por isso eles são considerados multimodais, podendo ser usados em transporte aéreo, marítimo, rodoviário, ferroviário, etc.

Existem sete Incoterms com essas características, são eles: EXW, FCA, CPT, CIP, DPU, DAP, DDP.

Cada um tem particularidades próprias, mas não se preocupe, vamos te ajudar a entender cada um deles!

Incoterm EXW

O Incoterm Ex Works, ou apenas EXW, passa a maior responsabilidade do processo de transporte para o comprador. Nesse caso, a empresa que está vendendo a mercadoria deve assegurar que ela esteja no local, na data e na hora marcada para a retirada, mas é encargo do comprador prever o transporte.

Na prática, isso significa que o vendedor deve arcar com a embalagem e identificação do produto, enquanto que o comprador se responsabiliza por todo o resto.

Esse modelo de Incoterm é muito vantajoso para o vendedor, que não precisa se envolver com o processo de transporte e de exportação. Mas, pode ser também vantajoso para o comprador, já que o EXW possui uma série de isenções fiscais, diminuindo o preço do produto final.

Incoterm FCA

No Incoterm FCA, ou Free Carrier, o vendedor é responsável por entregar a mercadoria, já desembaraçada, aos cuidados de um transportador internacional designado pelo comprador. A partir da entrega os custos e supervisão passam a ser de responsabilidade do comprador ou da importadora.

Incoterm CPT

No caso do Incoterm CPT, que significa Carriage Paid To, transporte pago até um destino específico, o vendedor do produto se encarrega de transportar a carga até um destino previamente acordado, sendo responsável pelo desembaraço aduaneiro tanto no país de origem quanto no de destino. 

O Incoterm CPT tem algumas particularidades que valem ser mencionadas: apesar de o vendedor ter a responsabilidade sobre a carga até o momento da descarga no país de destino, caso haja algum problema com danos ou perda de carga a responsabilidade é do comprador. Pensando nisso, fica a critério do comprador contratar ou não um seguro para a carga.

Incoterm CIP

A Abreviação CIP significa Carriage and Insurance Paid To. O que significa que a carga é transportada pelo vendedor com seguro até um local de destino previamente acordado. A partir da entrega a supervisão passa a ser obrigação do comprador. 

Incoterm DPU

O DPU, ou Delivery at place Unloaded, que é entregue no local e desembarcado, é uma modalidade de Incoterm nova, criada em 2020 para substituir o antigo DAT.

Nessa Incoterm, o vendedor deve entregar e descarregar o produto comercializado em um local pré estabelecido. 

Incoterm DAP

O DAP, que significa Incoterm Delivered at Place indica, que a mercadoria deve ser entregue ao comprador em local combinado. Sendo de responsabilidade do vendedor o armazenamento e a contratação de seguro no país de destino.

Incoterm DDP

No caso do Delivered Duty Paid, o vendedor assume todos os encargos sobre o transporte. Ele deve ser o responsável pelo desembaraço e pagamento de taxas. Essa variante de Incoterm é a que gera maior risco ao vendedor, mas também é a que acrescenta maior valor ao serviço de exportação. Isso porque o comprador acaba por ter menos trabalho, sendo sua tarefa apenas a de descarga do produto no destino final.

Agora que você já conhece os sete tipos de Incoterms Multimodais, uma coisa é certa: não importa qual é o Termo Internacional de Comércio que você deseja utilizar para importar um produto, a Royal Cargo é a parceira ideal. Por isso, entre em contato e saiba como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.