Facilitadores: conheça como funciona o agenciamento de cargas na Royal Cargo

Entre os departamentos que envolvem um agenciamento de cargas, a Royal Cargo conta com um departamento de Inteligência Logística, que reduz os custos e melhora a eficiência das suas operações.

Já de início, indicamos ouvir o podcast Teus&Tons #11 — O que é um agente de cargas? Está disponível no Spotify e no Youtube, que conta com 5 especialistas na área de agenciamento de carga.

Agora, siga a leitura que vamos explicar todos os departamentos que envolvem o agenciamento de cargas.

Agindo como um intermediador, o agenciador de cargas se utiliza da ligação entre os embarcadores e os prestadores de serviço para agilizar os processos logísticos. O objetivo do agenciamento de cargas é fazer com que sua mercadoria alcance o destino da forma mais rápida e barata possível.

Por isso que chamamos de facilitadores. Os agenciadores de cargas são responsáveis por intermediar a busca por transporte e se certificar de que o produto seja entregue corretamente e dentro do prazo estipulado. Eles estão diretamente ligados com a organização e integração dos processos logísticos.

Mas, como funciona o agenciamento de cargas?

O agenciador busca todos os dados detalhados da carga, desde as obrigações de distribuição até as particularidades da carga. A partir disso, é necessário entender as necessidades do cliente por meio da otimização das rotinas atuais de transporte ou da criação de novas rotinas que visam aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Para que o funcionamento seja eficiente, os agenciadores de cargas precisam contar com um bom relacionamento com os operadores de carga e transportadoras. Outro importante pilar é manter uma boa carteira de clientes embarcadores, possibilitando ao agente de cargas maior capacidade de conseguir bons acordos para todos eles.

E mais:

  • Investir constantemente em ferramentas tecnológicas de análise e produção de dados logísticos para se manter sempre atualizado. É essencial manter atualizados os softwares que permitem a análise de rotas, custos, incidência de impostos e distâncias percorridas.

Por isso, temos o eRoyal, nosso portal 24h que entrega status online da carga, acesso a documentação do processo, indicadores de performance (KPI), além de cotação fracionada (LCL) em tempo real! Cadastre-se agora mesmo.

  • Contar com expertise e know-how na prática na resolução e enfrentamento de problemas relacionados ao segmento de transporte e logística.

Os departamentos e cargos podem ser divididos em:

  • Importação Marítima: Estagiário, Assistente, Analista e Coordenador.
  • Importação Aérea:  Estagiário, Assistente, Analista Coordenador.
  • Exportação Marítima: Estagiário, Assistente, Analista e Coordenador.
  • Exportação Aérea: Estagiário, Assistente, Analista e Coordenador.
  • Pricing: Assistente e Analista.
  • Financeiro: Assistente, Analista e Coordenador.
  • Comercial: External Sales/Executive Sales e Inside Sales, Gerente

Fonte: Agente de Cargas

Quer reduzir custos e melhorar a eficiência das suas operações?

A Inteligência Logística da Royal Cargo facilita todos os serviços ligados à cadeia logística. Através da análise customizada da sua operação, o departamento te entrega alternativas de serviços de transporte, terminais alfandegados, armazéns e portos.

Especialista em custo logístico, a Royal Cargo fornece ao cliente as melhores condições para, por exemplo, saber definir os melhores fornecedores para cada parte da cadeia.

Confira, no vídeo abaixo, como funciona a Inteligência Logística da Royal.

Facilidade na liberação alfandegária

Uma das vantagens de um bom agenciamento de cargas é poder contar com profissionais competentes na análise e lançamento de documentos de entrada e saída de suas mercadorias de um país para outro. Os agenciadores também permitem antecipar as exigências dos órgãos públicos. Isso agiliza o providenciamento de todos os documentos antes que ocorra a retirada da carga, evitando gastos extras.

Melhora a eficiência das suas operações

Outro ponto positivo é contar com planejamentos financeiros que evitam os custos desnecessários como diárias e multas e reduzem a burocracia. E a partir disso você sabe, o próximo passo é reduzir os custos.
Contar com um experiente agente de carga que tem a possibilidade de escolher a melhor opção de documentação, prazos, integração de modais, segurança, armazenamento e rastreabilidade da carga é essencial para a sua carga. Através de soluções personalizadas, os agenciadores compreendem especificações como o tamanho da sua empresa, a necessidade de armazenamento, o tipo de mercadoria e a rapidez do transporte. Este é o principal caminho para a redução de custos e diminuição no desperdício de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.